Contenção adolescentes e adultos
No tratamento em adolescentes e adultos, a movimentação ocorreu basicamente nos dentes que para se movimentarem, modificam o osso na sua volta. Quando removemos o aparelho, seja ele fixo ou Invisalign, este osso está em processo de cicatrização, “mole” de tanto estímulo que sofreu, e sem condições de manter o dente firme na posição conquistada. Portanto, a contenção deve buscar manter estes dentes na posição ideal até que o osso cicatrize e “endureça” completamente. O tempo que a contenção permanecerá, dependerá do tipo de tratamento e movimento realizados, bem como a idade do paciente.
Exemplos de contenção utilizada no nosso consultório
A contenção clássica para a arcada superior é um fio metálico que passa em na frente dos dentes unido a um acrílico que cobre o céu da boca. Pode ser usada tanto na arcada superior quanto na inferior.
Também pode ser utilizado um alinhador de acrílico customizado exatamente de acordo com o formato dos seus dentes. Este tipo de contenção é o mais comum para a arcada superior.
Na arcada inferior, normalmente para facilitar o uso e por ser a região que apresenta MAIOR CHANCE DE VOLTA se utiliza um fio fino colado atrás dos seis dentes da frente.
De acordo com a literatura ortodôntica já consagrada, inicialmente é necessário utilizar a contenção superior 24 hs por dia, exceto para a alimentação e higienização. Ao longo do tempo, este período diminui até que seja utilizado somente à noite. A contenção inferior é de uso contínuo, e por ser uma região muito instável, deve permanecer por muitos anos ou até para sempre.