ADOLESCÊNCIA – A FASE PERFEITA PARA OS APARELHOS FIXOS!
A maior parte dos tratamentos ortodônticos é realizada durante a adolescência, preferencialmente quando todos ou quase todos os dentes permanentes estiverem presentes na boca. Isto ocorre em média por volta dos 11/12 anos nas meninas e 12/13 anos nos meninos. O tempo de tratamento dura em geral de 24-36 meses dependendo da complexidade do caso. Os aparelhos utilizados nos adolescentes podem ser fixos ou Invisalign:
Fixos – Sistema Damon auto-ligado
Os metálicos preferencialmente pelo custo-benefício, ou híbridos/ estéticos para aqueles que necessitarem de maior discrição.
Invisalign teen
O Invisalign é indicado na maioria dos casos ortodônticos, oferece excelente estética e conforto, porém necessita ser utilizado no mínimo 22hs por dia.
Na adolescência, quase 100% os problemas ortodônticos podem ser tratados. Com a cooperação do paciente, o ortodontista pode movimentar os dentes e guiar o desenvolvimento dos maxilares resultando num sorriso agradável e uma face harmônica.
Durante este período temos a última chance de interferir efetivamente no crescimento. Isto ocorre por causa do surto de crescimento puberal que culmina com o estirão; considerado o divisor de águas entre a infância e a adolescência.
Este “boom” de crescimento é um período crucial na ortodontia, pois é a última chance de realizar alterações efetivas e permanentes no crescimento e no perfil facial. Esta “janela” de crescimento tem uma duração muito curta e varia de pessoa para pessoa. Seu início, pico e final são determinados pela avaliação radiográfica dos estágios de calcificação dos ossos da mão e punho, utilizando-se uma análise conhecida como carpal. (veja figura)
Esta análise é tão importante que, em casos com indicação cirúrgica a análise dos ossos da mão será o fator determinante para o período da realização do tratamento; nesta fase, ou numa idade mais avançada, após o término do crescimento.
O surto de crescimento pode ser notado por algumas características físicas marcantes como:
* amadurecimento do rosto
* muito ganho em altura num curto espaço de tempo (estirão – menos de um ano)
* aparecimento de características sexuais secundárias (pêlos, engrossamento da voz, menstruação, etc….)
Nas meninas início: 10-11 anos pico: 12-13 anos término: 16-17 anos |
Nos meninos início: 11-12 anos pico: 13-24 anos término: 17-18 anos |