EXPANSOR PALATINO: criando espaço para seus dentes

 em Ortopedia

O QUE É UM EXPANSOR?

Qualquer tipo de aparelho, móvel ou fixo, que promova a abertura da arcada é chamado de expansor. Sua função é criar mais espaço para que todos os seus dentes caibam alinhados na arcada. Os expansores podem ser fixos ou móveis, com acrílico ou sem acrílico, mas o que todos possuem em comum é um parafuso que promove a expansão. Quando este parafuso é aberto através de um orifício que possui, causa o alargamento do aparelho que, encaixado nos dentes, força a abertura da arcada.

A escolha do tipo de aparelho a ser utilizado é determinada pelo ortodontista, de acordo com as necessidades de cada caso.

TIPOS DE EXPANSOR:


COMO AGE O EXPANSOR FIXO OU RÁPIDO:

O maxilar superior (maxila) é composto de duas metades ósseas que formam o palato (céu da boca), e fusionam logo após a puberdade (17-18 anos) tornando-se um osso só. O expansor rápido (ou fixo), age separando estas duas metades (enquanto elas não estiverem fusionadas), alargando o palato e criando o espaço que precisamos na arcada superior.

O expansor é utilizado até que seja obtida a quantidade desejada de espaço, determinada pelo ortodontista através do estudo detalhado da documentação ortodôntica.

É DESCONFORTÁVEL?

Pode levar alguns dias para se acostumar com o expansor. Mastigar, engolir e falar pode parecer estranho, e os dentes podem ficar sensíveis; tudo isto é normal. Para aliviar o desconforto dos dentes, pode-se tomar um analgésico comum, o mesmo usado para dor de cabeça. Após alguns dias surgirá um espaço entre os dentes da frente. Isto é sinal que o aparelho está funcionando! Mas não precisa se preocupar com o espaço, os dentes se encarregarão de fechá-lo naturalmente.

Deixe um Comentário